A velocidade e a busca constante pelo pioneirismo da publicação de cada noticia é o maior desafio do jornalista de redação online. André Roca, editor executivo do Portal Terra em Porto Alegre, em declarações dadas no campus da Faculdade São Francisco de Assis, na sexta-feira (25), diz que nenhum portal tem interesse em comunicar sua estratégia, mas consegue saber quais matérias foram mais acessadas no site concorrente.
O jornalismo online é um modo muito dinâmico se manter atualizado e está em constante mudança, pois os usuários se renovam a cada instante. Há uma guerra em busca de audiência entre as plataformas de notícia, pois há muita concorrência no ramo. Roca, que tem muita experiência no ramo online e já trabalhou em sites conceituados como Click RBS e atualmente no Portal Terra, afirma que as noticias divulgadas no âmbito online têm a mesma veracidade de qualquer outro veículo de comunicação.
O editor conta que no princípio não havia preocupação com a produção das matérias online, pois os editores apenas copiavam a notícia dos jornais impressos e jogavam na rede. Agora, com o crescimento do mercado, o jornalista tem que estar cada vez mais preparado para estar sempre a frente, tanto em conteúdo quanto em velocidade.
Já sobre sua empresa, o Portal Terra, no qual esta desde agosto de 2011, Roca diz que vai saber o que o internauta gosta pelo seu histórico de navegação, afirmando que ta fazendo um trabalho muito focado em Rede Social, querendo a melhor relação possível com o internauta. O portal vai ter os conceitos “O meu, o teu e o nosso”, tendo o melhor tipo de conteúdo para entregar ao usuário, afirma.
Noticia é noticia em qualquer lugar, diz sobre a importância de qualquer rede de informação. Roca é formado em Jornalismo desde 2001 e trabalhando durante 12 anos na RBS, e agora trabalhando no Terra, sua grande experiência foi entrevistar Edwin Buzz, o segundo homem a pisar na lua. Ele também já recebeu o premio Estácio de Jornalismo em 2013.

Nenhum comentário:
Postar um comentário